sábado, 12 de abril de 2014

A Escravidão Greco - Romana

Era uma mais “ferramenta humana”, onde os escravos podiam casar-se. Os filhos dos escravos eram considerados escravos dos donos. Também os prisioneiros de guerra ou romanos com débitos com o Estado também eram escravos. Entretanto, os escravos juntavam certa quantia a fim de que pudessem comprar a liberdade total ou parcial. Os escravos libertos, segundo leis elaboradas por César Augusto, para idade de liberdade, pelo menos 30 anos de idade (lei romana). Por volta de 73 a.C os escravos orientais levados a Roma gozavam de certo privilégio frente aos romanos e ocupavam determinados cargos de destaque, mestres, bibliotecários etc.

Nas cartas paulinas não aparecem explícito o termo escravo. Entretanto é sugerido haver escravos cristãos, principalmente quando Paulo se refere ou usa o termo “família” em situação isolada.

Em outras situações, Romanos 16, Paulo coloca que alguns cristãos tinham sido escravos. A mudança de nome revelava uma marca de liberdade (Rm 16:7), (Rm 16:13) e (1Cor 7:20-22).
Em Filemon Paulo foi sutil na crítica a escravatura não usando de argumentos imperativos, a fim de que a escravatura chegasse ao fim. Quando Paulo usa metáfora em suas cartas referindo-se a escravidão, ele o faz utilizando os aspectos: redenção, justificação e reconciliação. Onde a redenção é o ato de alforria concedido ao escravo liberto de seus pecados por Cristo; a justificação é o julgamento de Deus onde o escravo é inocentado; e a reconciliação é o ajuntamento dos que estavam separados de Deus, portanto, excluídos da sociedade cristã, mas foram arrebanhados novamente com Deus.
Nas cartas, de modo geral, Paulo usa de metáfora para se referir a escravidão: “... livre é, na verdade, o escravo de Cristo...” Aquele que passa a depender de Cristo. O fiel (escravo) é passado do mais baixo nível de escravatura para nível de herdeiro e filho da promessa.



~Brubs

Poseidon o rei dos mares

 


Poseidon mais conhecido como Netuno para os romanos , era o rei dos mares , era um homem forte e com barbas e sempre representado por seu tridente. Poseidon era filho de Cronos o deus do tempo e filho da deusa da fertilidade Réia. Com o tempo Poseidon se apaixonou por Anfitrite , mais ela o recusou sendo assim Poseidon a obrigou a se casar com ele, mas ela não o quis e se escondeu nas profundezas sendo assim somente sua mãe sabia onde ela estava , com o tempo Anfitrite se arrependeu e foi atrás de Poseidon com um filho o Tritão sendo assim Anfitrite se casou com Poseidon e se tornou a rainha do oceano.

Tritão aterrorizava os marinheiros com os seus sons espantosos quando ele assoprava , mas também ele fazia sons maravilhosos que encantava quem os ouvia .

Entre tanto Poseidon teve outros relacionamentos fora de seu casamente e com isso teve mais filhos conhecidos por suas crueldades , os dois mais conhecidos foram o Ciclope e o gigante Orion.

 Poseidon disputou com Atena , a deusa da sabedoria, para ser a deidade da cidade hoje conhecida como Atenas, porém Atena ganhou a competição e a cidade ficou conhecida com o seu nome.

Poseidon também é o pai do  Pégaso, um cavalo gerado por medusa , e com isso ele foi muito ligado a cavalos e foi o primeiro  a colocar cavalos na região . Um caso também aconteceu com sua irmã Demeter ele a perceguia e ela para se salvar acabou se transformando em agua porém ele se transformou em um garanhão e com ela teve um encantador cavalo, Arion.

Poseidon foi um deus muito importante e eles celebravam em sua honra os jogos místicos constituídos de competições atléticas e também de musicas e poesias, realizados de dois em dois anos.



                                                                                            ~Narnia

quinta-feira, 10 de abril de 2014

                A cultura greco romana.

  Os gregos foram povos que contribuirão grandemente para o
desenvolvimento da cultura e da ciência.A filosofia foi o
grande legado do pensamento grego.
  Os primeiros filósofos buscavam entender os fenômenos da 
natureza por meio de explicações racionais e organizadas,
fugindo das justificativas.Aliás,a própia mitologia foi 
outra grande contribuição grega:até hoje,vários filmes,series
e histórias são baseados na mitologia e nos deuses da Grécia,vistos
como seres superiores,embora sentimentos iguais aos dos homens.
  Os gregos apreciavam muito o teatro.As peças aconteciam em grandes
anfiteatros ao ar livre;as filas começavam a se formar um dia antes
das apresentações.Em revelação ao teatro,é valido citar os mais 
importantes escritores de peças da Grécia Antiga.Ésquilo e Sófocles.
  A arte grega,que tanto influenciou a arte romana e renascentrista,buscava
retratar corpos com o máximo de perfeição,exaltando a beleza estética;ainda 
podemos citar outras fantásticas contribuições dos gregos,como o desenvolvimento
do jogos Olímpicos,criados em homenagem a Zeus, o principal 
dos deuses,e o desenvolvimento da democracia.  
                                   
                                   
                                                                 ~léo

Vamos falar um pouco sobre o

O Teatro Greco-Romano

O teatro foi um dos aspectos significativos da cultura grega. Os gregos o desenvolveram de uma forma que até nos dias atuais, artistas, e outros envolvidos nessas artes sofrem a influência suas influências. Diversas dessas peças de teatro criadas na Grécia Antiga são até hoje encenadas.

Surgiu a partir da evolução das artes e cerimônias gregas como a festa em homenagem ao deus Dionísio (deus do vinho e das festas). Em tal festa, jovens dançavam e cantavam dentro do templo deste deus, oferecendo a ele vinho. Com o tempo, esta festa começou a ganhar certa organização, sendo representada para diversos públicos.

Durante o período clássico da história da Grécia foram estabelecidos os estilos de teatro: a tragédia e a comédia. Os dramaturgos Ésquilo e Sófocles são de maior importância nesta época. A ação, diversos personagens e temas foram representados nos teatros desta época.

As comédias do dramaturgo ateniense Aristófanes eram fortes sátiras que criticavam vários aspectos sociais e políticos desta sociedade.


Foram construídos diversos teatros ao ar livre. Eram aproveitadas montanhas e colinas para servirem de suporte para as arquibancadas. A propagação do som era perfeita, de tal maneira que a pessoa sentada na parte superior podia ouvir tão bem a voz dos atores, como se estivesse sentado na primeira fileira.

Os atores representavam usando máscaras e túnicas de acordo com o personagem. Eram montados cenários bem decorados para dar realismo à encenação.

Os temas mais representados eram: tragédias (fatos cotidianos), problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos deuses gregos, fatos heroicos e críticas humorísticas aos políticos. Os atores utilizavam muito os recursos da mímica. Muitas vezes a peça era acompanhada por músicas reproduzidas por um coral.

Aqui, imagens representativas sobre o Teatro:




~Fláh

Um texto sobre a deusa grega Afrodite,deusa do amor. Boa leitura !!

Afrodite é uma deusa da Mitologia Grega. É a deusa do amor, da beleza e do sexo. Corresponde a deusa Vênus da Mitologia Romana. Nas cidades de Corinto, Esparta e Atenas, Afrodite era muito cultuada.
A deusa Afrodite nasceu na ilha de Chipre, sendo que para a história do seu nascimento existem duas versões:

- Segundo a versão de Hesíodo, Afrodite nasceu de uma forma incomum. Após Cronos cortar os órgãos de Urano (seu pai) e jogá-los ao mar, formou-se em torno desses órgãos uma espuma branca que, misturando-se ao mar, como se fosse uma fecundação, que deu origem a Afrodite.

- Para Homero, mais convencional, Afrodite era filha de Zeus (deus dos deuses) e Dione (deusa das ninfas).

Afrodite casou-se com o deus do fogo, Hefesto. Porém, teve inúmeros amantes, tanto deuses como homens mortais, sendo que, de suas aventuras, foram gerados vários filhos.

Com Ares, deus da guerra, teve diversos filhos, como Eros, Anteros, Deimos, Fobos, Harmonia, Adrestia, Himeros e Pothos.

Com Hermes, o deus mensageiro, Afrodite gerou o deus Hermafrodito (mistura dos nomes dos pais), que tinha como características, além da beleza dos pais, os órgãos sexuais de ambos os genêros.

Com o deus Apolo teve o filho Himeneu (deus do casamento), e com Dionísio o deus do prazer, das festas e do vinho, teve o filho Príapo, o deus da fertilidade, que tinha grandes genitálias e não péssima aparência.

Afrodite gerou também um filho do mortal Anquises, que foi chamado de Enéias, e que foi um herói da Guerra de Tróia. Seduziu outros mortais como Adónis, Faetonte e Cíniras.

Apesar de ser conhecida como deusa do amor, Afrodite era muito vingativa, e não tinha piedade de seus inimigos. Teve como principais rivais as deusas Hera e Atena. Aliás, sua desavença com essas deusas deu origem a Guerra de Tróia.

Nas festas em homenagem a Afrodite, as sacerdotisas que a representavam eram prostitutas sagradas, sendo que o sexo com as mesmas era considerado um ritual de adoração. As festas eram consideradas “afrodisíacas” , dando origem a esse termo.

Vários artistas (pintores e escritores) já na época da Renascimento, retrataram Afrodite, como Botticelli, em sua obra “O nascimento de Vênus”.




                                                                                      ~Giz de Ceira

Aqui vai um top 5 de bons filmes para aprender mais sobre história greco-romana

1º Fúria de titãns 


Perseu (Sam Worthington) descobre que é o filho mortal de Zeus (Liam Neeson), mas recusa-se a aceitar tal condição. Contudo, para salvar a cidade de Argos da fúria dos deuses do olimpo e da vingança de seu tio Hades (Ralph Fiennes), ele vai ter que enfrentar uma perigosa jornada contra terríveis criaturas como a Medusa para salvar os simples mortais e a bela Andrômeda (Alexa Davalos) do sacrifício para o monstro
Kraken.


2º Percy jacson e o ladrão de raios


Percy Jackson (Logan Lerman) é um jovem que enfrenta problemas na escola, devido ao que acredita ser dislexia e déficit de atenção. Ele foi criado por sua mãe, Sally (Catherine Keener), e vive com Gabe Ugliano (Joe Pantoliano), seu padrasto, que odeia. Após ser atacado em plena excursão escolar, é revelado a Percy que ele é um semideus, ou seja, filho do deus Poseidon (Kevin McKidd) com uma humana, e possui poderes. Protegido por Grover Underwood (Brandon T. Jackson), ele é levado ao acampamento dos meio sangue, onde está em segurança. Lá ele tem Chiron (Pierce Brosnan) como tutor e passa a treinar para se tornar um grande guerreiro. Só que Percy é acusado de ter roubado o raio de Zeus (Sean Bean), uma poderosa arma de destruição que pode fazer com que os deuses entrem em guerra. É quando Hades (Steve Coogan) visita o acampamento e oferece a Percy uma troca: que ele entregue o raio, o qual não possui, em troca da devolução de sua mãe, que faleceu em meio à fuga. Ele então parte para chegar ao Mundo Inferior, onde vivem Hades e Perséfone (Rosario Dawson), juntamente com Grover e Annabeth Chase (Alexandra Daddario), uma poderosa guerreira que conheceu no acampamento.
3º Hércules

Esta é a história original de Hércules (Kellan Lutz), que deve enfrentar diversos inimigos para poder viver um romance com sua amada Hebe (Gaia Weiss), que já está prometida ao seu próprio irmão.

4º Troia

Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O'Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).

Asterix e obelix contra cesar

A pequena aldeia de Asterix (Christian Clavier) e Obelix (Gérard Depardieu) é a pedra no sapato do imperador Júlio César (Gottfried John): de toda a França, a aldeia gaulesa é o único local que não é controlado pelo Império Romano. O maior problema, segundo os comandantes da legião romana, é a força descomunal dos gauleses, conseguida através de uma poção mágica preparada pelo druida Panoramix (Claude Pieplu). Entretanto, o comandante Detritus (Roberto Benigni) tem um plano para derrotar os gauleses: capturar Obelix e o druida Panoramix.

~Raz

Evolução dos Pinguins de Geladeira

Aqui está um post muito legal que encontramos no blog: http://balao-ilustracao.blogspot.com.br/ . Conta praticamente a história inteira do mundo através de pinguins de geladeira.






















~Brubs

Para nossa primeira postagem, vamos falar um pouco sobre um mito grego a Medusa. Boa Leitura!!!

  O que é e história da Medusa 
A Medusa é uma figura do mundo mitológico da Grécia Antiga. Representada por uma mulher com enormes serpentes na cabeça, possuía também presas de bronze e asas de ouro. As lendas e mitos gregos contavam que ela tinha o poder de transformar em estátuas de pedra as pessoas que olhassem diretamente em seus olhos.
Era uma das três irmãs górgonas, porém, ao contrário das outras duas (Euriále e Esteno), Medusa era mortal. Era filha de Ceto e Fórcis (divindades marinhas). Assim como suas outras duas irmãs, foi transformada em monstro pela deusa Atena. 
Na Grécia Antiga, quase todas as pessoas tinham muito medo da Medusa. De acordo com a mitologia, ela habitava o extremo ocidente da Grécia, em companhia de suas irmãs.
Medusa e o herói Perseu 
Na mitologia grega, Medusa foi morta pelo herói Perseu. Usando seu escudo de bronze bem polido, olhou para ela através do reflexo para não ser transformado em pedra. Após decaptá-la, entregou a cabeça à deusa Atena, que a fixou ao seu escudo.

  ~ o Bond todo 
 
Sejam Bem vindos ao nosso Blog , sintam-se a vontade